Volkswagen quer instalar 36 mil postos de carga na Europa até 2025

O grupo Volkswagen (VW) parece estar cada vez mais empenhado na mobilidade elétrica. O mais recente anúncio neste campo é a instalação de 36 mil pontos de carga por toda a Europa até 2025. 11 mil destes postos de carga para veículos elétricos serão construídos pela marca Volkswagen.

O grupo vai também começar a operar no negócio dos carregamentos para veículos elétricos, através da sua empresa Elli (Electric Life) e do serviço We Charge. No total, o grupo pretende investir 250 milhões de euros na Europa.

Mais carros elétricos precisam de mais postos de carga

Thomas Ulbrich, do setor de E-Mobility no grupo VW, disse que “a infraestrutura de recarga será cada vez mais um fator crucial na rápida aceleração da mobilidade elétrica na Alemanha. Carregar um carro elétrico tem de ser tão fácil e normal quanto carregar um smartphone. É por isso que precisamos de muitas mais estações de carga nos espaços públicos”.

A este propósito, Ulbrich diz que a Volkswagen pretende tornar-se mais envolvida no desenvolvimento da infraestrutura elétrica a todos os níveis. A Elli irá começar a oferecer soluções de recarga para empresas e consumidores a partir de 2020, sob forma de wallboxes e outras soluções.

Políticos precisam de fazer mais

Apesar de todo este empenho, a VW também diz que é preciso um maior empenho da parte dos políticos para acelerar a instalação dos postos de carga públicos necessários para o sucesso da mobilidade elétrica. “Temos o potencial para que a mobilidade elétrica seja uma história genuína de sucesso na Alemanha. Se a indústria e os políticos fizerem um esforço concertado, podemos ultrapassar os obstáculos da infraestrutura de recarga muito rapidamente”, acrescentou Thomas Ulbrich.

Márcio Florindo

Foi jornalista de tecnologia durante 15 anos e mais recentemente dedicou-se aos temas da mobilidade elétrica e energias renováveis. É apaixonado por ciência desde que se lembra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *