Tesla elimina Model 3 mais barato do seu site

Apesar de ter sido colocado à venda nos EUA há pouco mais de um mês, o Model 3 Standard Range ainda não está disponível e os prazos de entrega têm vindo a aumentar. Agora, num volte-face que irá certamente surpreender muitos, a Tesla anunciou que vai retirar a opção de comprar o Model 3 mais barato do seu site porque o modelo Standard Plus “vendeu a um ritmo seis vezes superior ao Standard, excedendo em muito as nossas expectativas”.

É surpreendente ver a Tesla a dizer isto dado que, na prática, o modelo Standard ainda não está disponível. A empresa justifica a medida dizendo que pretende otimizar custos e minimizar a complexidade das linhas de montagem.

Assim, a partir de agora, quem quiser comprar o Model 3 mais barato terá que se deslocar a uma loja da Tesla ou telefonar para a empresa para pedir especificamente este modelo.

Standard Range Plus já chegou a Portugal

Mais positiva é a notícia de que o Model 3 Standard Range Plus já está disponível em Portugal, por um preço que começa nos 48 900 euros. Para já, este vai mesmo ser o Model 3 mais barato à venda em Portugal, dado que a Tesla não deu qualquer indicação sobre se a versão Standard Range será vendida ou não fora dos EUA.

O que muda?

Com a simplificação referida pela testa, os Model 3 Standard Range passam a ter a mesma bateria das versões Standard Plus, com mais autonomia, mas a autonomia estará reduzida e bloqueada por software. Apesar de a empresa não o ter dito, isto abre a porta a que, mais tarde, os clientes possam desbloquear a autonomia real através de uma compra, tal como já aconteceu no passado com outros modelos Tesla.

A Tesla alterou ainda, e novamente, os preços dos seus veículos, mas adicionou o Autopilot como funcionalidade standard, incluída de base em todos os modelos. Esta mudança foi também refletida nas versões vendidas em Portugal.

Apesar de isto significar um aumento nos preços, a Tesla diz que, ainda assim, o novo preçário é mais barato. Por exemplo, um Model 3 Standard Plus custava 37 500 dólares nos EUA, aos quais era preciso adicionar mais 3 mil dólares para o Autopilot. Agora, o mesmo veículo custa 39 500 dólares com Autopilot de base, um desconto de mil dólares.

Márcio Florindo

Foi jornalista de tecnologia durante 15 anos e mais recentemente dedicou-se aos temas da mobilidade elétrica e energias renováveis. É apaixonado por ciência desde que se lembra.

One thought on “Tesla elimina Model 3 mais barato do seu site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *