Regras da reciclagem

Ter dúvidas sobre o que é ou não reciclável é perfeitamente normal. Siga as nossas dicas e fique a saber tudo o que há para saber sobre este tema. Depois, não se esqueça de espalhar o conhecimento ou de partilhar esta página com familiares e amigos, para que as embalagens tenham um destino apropriado.

Mas antes de avançarmos, é importante relembrar a regra dos três “erres” no que toca ao consumo e à redução da nossa pegada ecológica: reduzir, reutilizar e reciclar.

Quer isto dizer que a reciclagem é o último passo na vida de uma embalagem. Antes de reciclar, devemos tentar reduzir ao máximo o consumo de embalagens e outros produtos de utilização única. Se não for possível reduzir o seu consumo, devemos reaproveitar tanto quanto possível estes produtos. Por exemplo, um boião de doce pode ser reaproveitado para guardar especiarias.

Se chegou ao fim da linha e tem dúvidas sobre o que pode ou não ser reciclado, temos algumas informações importante para si.

Regras de separação

Os ecopontos costumam ter instruções sobre que tipo de produtos podemos reciclar e quais os que não devemos depositar. É importante seguir estas regras porque, caso não o façamos, corremos o risco de inviabilizar todo o lote de reciclagem do contentor, que acabará no aterro comum.

Um exemplo do que acabámos de dizer são os copos de vidro. A composição do vidro presente nos copos não é a mesma das embalagens, pelo que não fundem à mesma temperatura. É por isso que não se pode colocar no ecoponto do vidro outros tipos de vidro além dos permitidos (garrafas, frascos e boiões).

Dúvidas e mitos

É preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?

Não. Basta escorrer bem e retirar eventuais restos de comida. As embalagens são lavadas no processo da reciclagem. Se lavar em casa, está a desperdiçar água sem necessidade.

É necessário reciclar as tampas de garrafas de forma separada?

Não. As tampas das garrafas de plástico devem ser colocadas no ecoponto amarelo, juntamente com as garrafas. Não se esqueça de espalmar embalagens e garrafas de plástico, e colocar a tampa depois. Assim, retirando o ar da embalagens, reduz-se o espaço ocupado no ecoponto.

Os pacotes de leite e de sumo devem ser colocados no ecoponto azul, juntamente com outro papel?

Não. Os pacotes de leite, sumo e outros semelhantes, devem ser colocados no ecoponto amarelo.

Os sacos de plástico são recicláveis? Podem ser colocados no ecoponto?

Sim, podem ser depositados no ecoponto amarelo. Tal como acontece com as embalagens, não é necessário lavá-los antes de os depositar, uma vez que são lavados durante o processo de reciclagem.

As lâmpadas são recicláveis?

As lâmpadas podem e devem ser recicladas, mas só podem ser depositadas no Ponto Electrão ou no Depositrão que encontramos nos centros comerciais. Em alternativa, pergunte na loja de eletrodomésticos do seu bairro se aceitam lâmpadas para reciclar.

Atenção: as lâmpadas fluorescentes não devem ser depositadas no lixo. Este tipo de lâmpadas inclui mercúrio, um metal extremamente tóxico. Se forem depositadas no lixo, o mercúrio pode acabar por se infiltrar nos terrenos.

A esferovite é reciclável?

Sim. A esferovite é um tipo de plástico e deve ser colocada no ecoponto amarelo.

O que posso colocar nos ecopontos?

2 thoughts on “Regras da reciclagem

  • 24/04/2019 at 16:09
    Permalink

    Esta é daquelas áreas de informação extremamente confusas e que muita gente simplesmente ignora, fazendo mal, ou não fazendo de todo.

    E uma das maiores questões que tenho sempre é e o que fazer às coisas que não são para colocar na reciclagem mas que não são orgânicas mas podem ser recicladas eventualmente?

    Nao digo os eletrodomesticos mas coisas, como por exemplo os CDs, panelas ou utensílios de alumínio, ferro, pneus, etc?

    A info online é confusa e por vezes aconselham a não deitar no lixo, inclusive dizem que é possivel reciclar mas depois não existe informação centralizada e acessível de onde entregar pelo país fora.

    Reply
    • 24/04/2019 at 17:06
      Permalink

      O melhor mesmo será contactar a entidade responsável pela reciclagem na sua área de residência. Mas a regra é não colocar nos ecopontos materiais que não façam parte da lista dos produtos autorizados, sob pena de inviabilizarmos toda a reciclagem daquele contentor.
      Cumprimentos.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *