Postes de luz dão energia a carros elétricos em Guimarães

A Magnum Cap inaugurou o primeiro Smart Lamp Post em Guimarães. A empresa, que opera na área do equipamento elétrico inteligente e carregadores para veículos elétricos (VEs), instalou este sistema de carga para VEs em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães.

O Smart Lamp Post permite carregar VEs a velocidades entre os 3,7 kWh e os 22 kWh com uma tomada tipo 2.

O sistema de carga em postes elétricos é um conceito com o potencial para resolver o problema da falta de postos de carga para VEs. O conceito surgiu em Londres onde, como em todas as grandes cidades, a maioria das pessoas não tem garagem para carregar o carro.

A solução passa, assim, por aproveitar o que já existe – neste caso, postos de iluminação pública – para disponibilizar pontos de carga de baixa ou média velocidade. Como a esmagadora maioria dos veículos passa mais de 90% do tempo parado, esta solução acaba por ser suficiente para recarregar as baterias.

Márcio Florindo

Foi jornalista de tecnologia durante 15 anos e mais recentemente dedicou-se aos temas da mobilidade elétrica e energias renováveis. É apaixonado por ciência desde que se lembra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *