O que é um quilowatt-hora?

Quem, como nós, nasceu no século passado, cresceu entre veículos movidos a gasolina e gasóleo. Neste tipo de veículos, usa-se a métrica “litros por cada 100 quilómetros percorridos” para saber a eficiência do carro, mas também quanto é que determinado modelo nos vai custar ao fim do mês.

Os veículos elétricos (ou VEs) usam uma fonte de energia diferente e, como tal, uma métrica diferente: quilowatt-hora ou kWh. Se já observou a sua fatura de eletricidade, certamente já terá reparado nesta abreviatura na zona dos consumos, onde lhe é explicado quanto tem para pagar e quanta eletricidade gastou no mês anterior.

Mas então, o que é um quilowatt-hora (kWh)? Um kWh é uma unidade de medida que indica quanta energia um determinado aparelho está a usar, e que equivale à energia necessária para manter um aparelho de mil watts a funcionar durante uma hora.

Por exemplo, a sua TV de 100 watts levaria dez horas para usar um quilowatt-hora de energia. Do mesmo modo, se ligar a sua chaleira elétrica de 2000 watts gastará 1kWh de energia em apenas 30 minutos.

Baterias e kWh gastos por quilómetro

Os fabricantes de veículos elétricos costumam indicar a quantidade de energia que a bateria de determinado modelo é capaz de armazenar. O “tamanho” da bateria varia, assim, entre os 24kWh do modelo original Nissan Leaf, aos 100kWh dos Tesla Model S e X mais dispendiosos. Pode olhar para estes números como o “tanque” de combustível, que lhe diz quanta energia o veículo é capaz de transportar. Se souber quantos kwh o carro gasta por cada 100 quilómetros percorridos, pode dividir o “tamanho” da bateria por este valor para ficar com uma ideia da autonomia do seu veículo. Estes valores variam imenso, consoante o carro em questão, estilo de condução, estado do tempo, etc. – tal como acontece num carro a combustível, em que o consumo varia consoante vários fatores. Mas, em média, um veículo elétrico pode gastar entre 15 a 20kWh aos 100km.

O Hyundai Ionic, considerado um dos VEs mais eficientes do mercado, tem um consumo combinado de cerca de 15,4kWh/100. Já um Tesla Model 3 tem um consumo combinado de cerca de 16,1kWh/100.

Esperemos que este texto lhe dê uma ideia daquilo que é considerado um veículo eficiente ou não. Lembre-se que, tal como acontece num veículo a gasolina ou gasóleo, um elétrico eficiente anda mais por cada “tanque” e sai mais barato no fim do mês.

Márcio Florindo

Foi jornalista de tecnologia durante 15 anos e mais recentemente dedicou-se aos temas da mobilidade elétrica e energias renováveis. É apaixonado por ciência desde que se lembra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *