Novo Renault Zoe 2020 tem 390 km de autonomia

A Renault apresentou oficialmente a versão 3.0 do Zoe, o elétrico mais popular da Europa. O Renault Zoe 2020 inclui pequenas alterações cosméticas no exterior, um interior renovado e uma bateria de 52 kwh, que proporciona mais autonomia.

Cara lavada, novo Zoe

No exterior, o Renault Zoe tem luzes LED, uma frente e traseira novas, nove cores por onde escolher e porta de carga CCS capaz de carregar a bateria com potências até 50 kW.

No interior é onde há mais novidades e diferenças, a começar pelo ecrã digital frontal de dez polegadas, disponível em todas as versões, que apresenta todas as informações relacionadas com o carro e a condução. No modelo topo de gama há, ainda, um ecrã vertical de 9,3”, localizado no centro do carro, que lembra o ecrã dos Tesla Model S. Este ecrã tátil é onde o condutor controla todas as funções relacionadas com o multimédia e a navegação por GPS do carro. É também aqui que o condutor tem acesso aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Entre outras novidades no interior, contam-se a nova manete de mudanças, novos tecidos e plásticos, o travão de mão automático e o carregamento por indução opcional para smartphones.

Mais autonomia e velocidade de carga

O Zoe 2020 inclui, agora, uma bateria com capacidade para 52 kWh. Apesar da maior capacidade, a bateria ocupa o mesmo espaço dos modelos anteriores. No total, a Renault diz que o Zoe tem agora 390 km de autonomia, segundo o ciclo de testes WLTP.

Para carregar a bateria, o Zoe 2020 conta, agora, com uma porta CCS. Num carregador de 50 kW, o Zoe demora cerca de 30 minutos a adicionar 150 km de autonomia.

O novo Zoe tem dois motores elétricos disponíveis: um com 80 kW e outro, novo, com 100 kW, mas o carro tem a mesma autonomia estimada independentemente da potência do motor escolhido.

Preço e disponibilidade

O Zoe inclui um novo modo de condução B para a cidade. Com este modo, a travagem regenerativa é mais potente e permite conduzir o Zoe em cidade com apenas um pedal. Em boa parte das situações deixa de ser necessário pressionar o pedal do travão para parar o carro.

O novo Zoe deve chegar aos stands Europeus em agosto, mas ainda não existem datas para Portugal nem preços disponíveis.

Márcio Florindo

Foi jornalista de tecnologia durante 15 anos e mais recentemente dedicou-se aos temas da mobilidade elétrica e energias renováveis. É apaixonado por ciência desde que se lembra.

One thought on “Novo Renault Zoe 2020 tem 390 km de autonomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *