Ford terá um carro elétrico em 2023 baseado na plataforma MEB da Volkswagen

A Volkswagen e a Ford anunciaram que vão colaborar no domínio dos veículos elétricos e da condução autónoma. A Ford torna-se, assim, a primeira empresa a usar a plataforma Modular Electric Toolkit (MEB) para carros elétricos criado pela Volkswagen. 

Recorde-se que a plataforma MEB foi desenvolvida pela Volkswagen para ser a base dos veículos elétricos do grupo. Espera-se que o primeiro veículo comercial a tirar partido da mesma seja o Volkswagen ID3, que deverá ser oficialmente apresentado em setembro próximo.

A plataforma MEB será usada pela Ford para criar o primeiro carro elétrico da empresa para o mercado europeu. Todavia, este veículo só chega daqui a quatro anos, em 2023. A Ford diz que espera construir mais de 600 mil veículos num período de seis anos recorrendo à plataforma MEB. 

Inteligência autónoma

Os termos da aliança também prevêem que a Volkswagen se junte à Ford e invista na empresa Argo AI, dedicada à condução autónoma. Segundo o comunicado de imprensa da Volkswagen, a Argo AI está focada em desenvolver tecnologia que permita uma condução autónoma de nível 4 em zonas urbanas densamente povoadas. O nível 4 de autonomia é o penúltimo numa escala que vai de zero a cinco, e prevê que o carro seja carro capaz de funcionar sem qualquer intervenção por parte de um condutor, mas apenas em áreas específicas – por exemplo uma autoestrada, ou um determinado bairro da cidade. 

Márcio Florindo

Foi jornalista de tecnologia durante 15 anos e mais recentemente dedicou-se aos temas da mobilidade elétrica e energias renováveis. É apaixonado por ciência desde que se lembra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *