Estugarda proíbe carros diesel mais velhos de circular

Desde o início de abril, os carros a diesel com mais de 10 anos estão proibidos de circular na cidade de Estugarda, na Alemanha. A proibição efetiva segue-se a um período de transição de três meses. Agora, a cidade-mãe de marcas como a Porsche e Mercedes aplicou a proibição total de circulação a veículos Euro 4, ou seja, carros a diesel com mais de 10 anos.

Mas o governo regional não se ficou por aqui e está a implementar medidas para proibir carros diesel Euro 5 a partir de 2020, caso os estudos aos níveis de poluição mostrem que tal é necessário.

A proibição estende-se a todos os condutores, incluindo residentes, mas há algumas exceções como veículos de entregas ou pessoas com necessidades especiais.

Esta proibição vem na sequência dos altos níveis de poluição na cidade. Apesar de o nível de partículas finas ter descido, a cidade continua a exceder os limites legais para o dióxido de nitrogénio. Segundo a União Europeia, este poluente é responsável pela morte prematura de mais de 400 mil pessoas por ano no continente. Mais recentemente, um estudo do Instituto Europeu do Coração (IEC) concluiu que a poluição atmosférica é diretamente responsável pela morte de quase 800 mil Europeus por ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *