Como ter eletricidade verde em sua casa

Ter eletricidade proveniente de fontes renováveis é uma boa forma de reduzir a nossa pegada ecológica. Felizmente, em Portugal a energia renovável já faz parte do mix energético, apesar de a sua percentagem variar consoante o comercializador de energia.

Mas sabia que é possível garantir energia 100% renovável em sua casa? E nem é necessário instalar painéis solares? Basta contratar um tarifário verde. Esta possibilidade é particularmente útil se vive num apartamento. Apesar de ser possível instalar painéis solares sem ter uma moradia, tal não é prático nem eficaz.

Oferta Verde

No momento em que escrevíamos estas linhas, existiam pelo menos quatro empresas a fornecer eletricidade de fontes 100% renováveis: EDP, Iberdrola, Energia Simples e Coopernico.

Com excepção da EDP, todas estas empresas são bastante flexíveis na potência que é possível contratar, com valores que oscilam entre os 1,15 kVA e 20,7 kVA. A EDP é a excepção. O mínimo que a empresa oferece no seu plano de energia verde são 6,9 kVA. Se tem uma potência menor contratada em sua casa, a oferta da EDP implica aumentar o custo desta mensalidade.


EDP eletricidade verde: https://www.edp.pt/particulares/energia/eletricidade-verde/
Iberdrola Plano básico energia 100% verde: https://www.iberdrola.pt
Energia Simples: https://www.energiasimples.pt/pt/
Coopernico: https://www.coopernico.org/
Custos equiparáveis

Os valores que apresentamos na tabela já incluem IVA mas devem ser vistos apenas como indicadores para o ajudar a navegar os vários produtos.

Como dissemos, todas as empresas oferecem menos potência que 6,9 kVA com excepção da EDP, o que baixa o preço final da mensalidade. Todavia, construímos o quadro com base nos preços de 6,9 kVA de todas as empresas para ser mais fácil fazer comparações diretas.

A Iberdrola oferece a energia verde mais barata. São quase três euros de diferença por mês relativamente à EDP, apesar de a diferença ser bastante menor quando a comparamos com as outras ofertas.

De qualquer modo, todas estas empresas têm vários serviços e produtos associados que podem baixar o custo da mensalidade, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as condições para ver o que lhe compensa mais a si em concreto.

Energia deveria ser toda renovável

É uma pena que ainda tenha de ser o consumidor a tomar a iniciativa de contratar um serviço de energia 100% renovável. Ter energia proveniente de fontes renováveis e sem emissões de CO2 deveria ser o standard, mas é compreensível que assim não seja dado que Portugal ainda não tem capacidade produtiva suficiente.

De qualquer modo já sabe. É possível ter eletricidade proveniente de fontes 100% renováveis. Basta escolher um dos serviços neste momento disponíveis.

Márcio Florindo

Foi jornalista de tecnologia durante 15 anos e mais recentemente dedicou-se aos temas da mobilidade elétrica e energias renováveis. É apaixonado por ciência desde que se lembra.

One thought on “Como ter eletricidade verde em sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *