Carros elétricos Mercedes já fazem barulho (vídeo)

Na Europa, os veículos elétricos novos são obrigados a produzir ruído quando circulam a velocidades baixas, para avisar os peões sobre a sua localização. Um vídeo da The Wheel Network mostra o ruído que a Mercedes está a adicionar à sua gama de veículos elétricos. 

Ruidoso demais

O vídeo de exemplo que está disponível no YouTube, mostra duas versões do sistema gerador de ruído: uma para o mercado Europeu e outra para os Estados Unidos da América. Ambas partilham o excesso de ruído que fazem, mas a versão norte-americana vai um passo mais longe e imita o ruído de um motor a combustão com sistema start-stop a arrancar depois de uma paragem num cruzamento.

A nossa opinião

É verdade que os veículos elétricos são silenciosos, o que pode representar um perigo em cidades com ruas apertadas e muitos peões distraídos. Mas uma das maiores vantagens dos veículos elétricos, para lá do potencial para ajudarem a limpar o ar das nossas cidades, era até agora o facto de não fazerem barulho. Somos constantemente atacados por ruído em excesso, o que, segundo a Organização Mundial da Saúde, tem um amplo conjunto de efeitos negativos na saúde, incluindo maior risco de doença cardíaca, perturbações do sono, problemas cognitivos nas crianças, stress, e muitas outras.

Assim, julgamos que não há necessidades de produzir nem sistemas de aviso ruidosos para os carros elétricos, e muito menos sistemas que imitam o barulho de um motor de combustão tradicional. Aliás, este último certamente que vai confundir quem ainda não está familiarizado com um carro elétrico.

Márcio Florindo

Foi jornalista de tecnologia durante 15 anos e mais recentemente dedicou-se aos temas da mobilidade elétrica e energias renováveis. É apaixonado por ciência desde que se lembra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *