Bicicletas elétricas devem ser tidas em conta como opção sustentável de transporte

Um estudo europeu concluiu que quem conduz uma bicicleta elétrica faz tanto exercício quanto um condutor de bicicletas normais.

O estudo debruçou-se sobre a forma como as bicicletas elétricas influenciam a saúde e a quantidade de exercício físico das pessoas. Foi feito em sete cidades de diferentes países europeus, com dez mil participantes

Uma das principais conclusões foi a de que quem tem uma destas bicicletas viaja mais quilómetros. Como na europa muitos modelos de bicicletas elétricas obrigam o condutor a pedalar, dado que o motor elétrico serve apenas de ajuda à deslocação, as pessoas acabam por fazer tanto exercício físico quanto quem conduz uma bicicleta normal, sem motor.

O estudo concluiu também que há um aumento substancial na quantidade de exercício nas pessoas que trocaram o carro pela bicicleta. Na Dinamarca, por exemplo, esta troca reduziu em 49% a utilização do carro e em 48% a utilização do transporte público. Assim, cai por terra a preocupação relacionada com o potencial efeito negativo na saúde e na falta de exercício pelo facto de haver um motor elétrico a ajudar à deslocação.

Opção sustentável a ter em conta

Os autores do estudo concluem também que as bicicletas elétricas devem ser usadas como uma “opção saudável e sustentável de transporte”. Dizem ainda que os responsáveis pelo planeamento urbanístico devem ter em conta que quem conduz uma bicicleta deste tipo conduz mais quilómetros e que para “acomodar (ou promover) esta nova procura e para evitar conflitos com outros utilizadores em zonas urbanas, a infraestrutura ciclável deve ser expandida e poderá ter se ser adaptada para acomodar as velocidades mais altas e preocupações relacionadas com a segurança”.

Márcio Florindo

Foi jornalista de tecnologia durante 15 anos e mais recentemente dedicou-se aos temas da mobilidade elétrica e energias renováveis. É apaixonado por ciência desde que se lembra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *