6 dicas para poupar dinheiro e o meio ambiente em casa

Quer ser mais amigo do meio ambiente? E poupar dinheiro no fim do mês? Confira as nossas dicas que o vão ajudar a conseguir isto mesmo.

Feche a torneira da água enquanto escova os dentes ou lava as mãos

Deixar a água a correr enquanto lava os dentes, lava as mãos ou faz a barba pode gastar até 45 litros de água. Tudo depende da pressão lá de casa e do caudal da torneira. Em média, este valor ronda os nove litros de água por minuto. Ao fechar a torneira sempre que não precisar de água está a poupar dezenas de litros de um bem cada vez mais escasso, mas também a diminuir o valor da sua fatura no fim do mês.

Feche a torneira enquanto toma duche

Se não deixar a água a correr enquanto lava os dentes já poupa bastante, fechar a torneira enquanto toma duche poupa ainda mais. Um chuveiro chega a gastar 25 litros de água por minuto, o que, para um duche de dez minutos significa 250 litros de água gasta. Para poupar água e o meio ambiente, feche a torneira enquanto se ensaboa e considere trocar o chuveiro por um modelo que consuma menos água. Se a pressão na sua casa for muito alta, considere instalar um redutor de caudal. Estes aparelhos injetam ar no caudal da água, reduzindo o consumo sem diminuir a sensação de pressão.

Coloque uma garrafa de água no autoclismo

Coloque uma garrafa de água cheia no interior do seu autoclismo. Assim, sempre que pressionar o botão está a poupar o equivalente ao tamanho da garrafa de água que lá colocou. Outra dica: opte por um modelo de dupla carga, para poder escolher menos água quando não necessitar de uma carga completa. Ou então, se o seu autoclismo o permitir, controle manualmente a quantidade de água da descarga, de forma a diminuir a quantidade de água usada.

Isole janelas e caixas de estores

Janelas e caixas de estores mal isoladas deixam passar o frio e o calor, e obrigam-nos a ligar o aquecedor para não passar frio. Isolar as caixas dos estores e as janelas ajuda a manter as temperaturas no interior da casa mais constantes.

Se a sua caixilharia é antiga e de alumínio, pondere trocar as janelas por um material mais moderno e muito mais eficiente, como o PVC ou alumínio com corte térmico. Estas soluções são muito melhores a isolar a sua casa do frio e do calor.

Invista em lâmpadas LED

Se ainda tem lâmpadas incandescentes ou de halogéneo em casa, troque-as por modelos LED. Este tipo de lâmpadas consome até menos 80% de energia e tem uma durabilidade de até 25 mil horas. Na prática, isto quer dizer que mesmo que deixasse a lâmpada acesa oito horas por dia, todos os dias, ainda assim só teria que se preocupar em mudá-la passados quase nove anos. Na hora de comprar, verifique a cor da luz produzida pela lâmpada LED e escolha uma que lhe agrade – existem várias tonalidades, desde os tons mais frios e azuis até tons mais quentes e alaranjados.

Desligue aparelhos elétricos e luzes quando não está na divisão

Desligue televisores, computadores, lâmpadas e outros aparelhos sempre que sair de uma divisão. Verifique também se tem aparelhos que gastam demasiada energia em standby, como é o caso das boxes de televisão por cabo. Se tiver uma destas boxes, considere desligá-la da tomada quando não os estiver a usar

Ao fim do ano, vai ver que estes hábitos lhe poupam bastante dinheiro em eletricidade. Por outro lado, se multiplicarmos a energia deste tipo de desperdício por todas as pessoas que têm aparelhos eletrónicos em casa, rapidamente se percebe que estamos a falar de muita energia gasta. Aliás, um estudo norte-americano de 2016 mostrava que um quarto de toda a eletricidade consumida nos Estados unidos provinha de aparelhos em standby.

Márcio Florindo

Foi jornalista de tecnologia durante 15 anos e mais recentemente dedicou-se aos temas da mobilidade elétrica e energias renováveis. É apaixonado por ciência desde que se lembra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *